quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Julgamento


Sonhei que morria.

E eu levo tais premonições muito a sério, garanto-vos.
Vós que assumis agnosticismo por entre viagens ao núcleo do mecanismo. E garantis de sobrolho franzido e cigarro no canto da boca, cada impressão como concreta.
Vós que julgais cada piada fácil, e nota mal afinada, como incompreensão minha..., garanto-vos; Eu curvo-me perante o altar!
Aquele de talha dourada, mogno moído, banhado de velas derretidas colocadas ao acaso da fé.
Vós, que sem hesitar ironizais a minha escolha, e ridicularizais a minha indecisão, olho-vos nos olhos, e profiro rezas imorais e incertas de afirmações veladas.
Vós, que com tenacidade defendeis sem cortesia uma causa maior, uma filosofia maior, única e ousada.., inspireis profundamente de impaciência antes de me tentardes convencer!
Única é a morte. E a vida. E o encontro entre ambas!
Ousadia é então afirmar único o que quer que seja!
Não julgueis meu campo pequeno..., porque nasci a meio. Atravessada. Por acaso.
De pé direito no amplo campo que teceis com linhas bem estruturadas, e o esquerdo assente no confessionário.
Temo todos os dias o buraco negro por entre as minhas pernas. É impossível violar-me a falta de razão, de cultura, de ambição.
Esmiuçais cada partícula de verdade, porque reconheceis o vazio apenas na incompreensão alheia perante vós, motores intelectuais.
Vós não tendes céu. Nem tornais vulnerável a solidão. Nem sentis genuíno o medo.
Ide!
Que eu tal como vós, parto sem um único deus.
Ide com o destino traçado no mapa. Que eu finjo ir sem nenhum fim.
Mas sabeis..., sonhei que morria!
E eu levo tais premonições muito a sério, garanto-vos..., com a leve mas compreendida vénia que vos devo!

1 comentário:

Anónimo disse...

...ÍSSIMO.
...ÁSTICO.
Sim,com maiúsculas!)
:)

Carmen